Descubra a Província da Lunda Sul

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província da Lunda Sul

Notícias


Clique para assistir o vídeo!

PR inaugura Pólo de Desenvolvimento Diamantífero na Lunda-Sul

Governo 10-07-2025
ABERTA JORNADA DA CELEBRAÇÃO DO DIA DA MULHER AFRICANA.-

O Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade do Género, procedeu a abertura da jornada em saudação ao dia dedicado a Mulher Africana.
O Dia da Mulher Africana é celebrado anualmente a 31 de julho. Datai instituída em 1962, na Conferência das Mulheres Africanas em Dar-es-Salaam, Tanzânia e visa homenagear as mulheres africanas, reconhecendo a sua dedicação e contribuição social à vários níveis.
Ao intervir no encontro com as Mulheres de varios extratos sociais, a Directora do Gabinete da Familia, Maria Luísa Martins, apelou maior reflexão sobre os desafios e responsabilidades que a Mulher tem tanto no seio Famíliar e Comunitário, como a importante missão na educação e formação dos seus educandos, de formas a formatar a juventude e não só para assumir as responsabilidades pessoais, academicas, profissionais, entre outros.
Maria Luíza, destacou as acções que têm elevado a aceitação social e as conquistas das mulheres, para o seu contínuo empoderamento.
Actividades sobre o papel social da mulher e seu envolvimento na formação do Homem para a vida pessoal e social, temas sobre medidas para o bem - estar da familia e da Sociedade, os fenómenos e desafios que as famílias enfrentam, envolvimento da mulher na vida produtiva, saúde reprodutiva e acatamento das medidas de prevenção das doenças entre outros temas, serão abordados nas igrejas, palestras, e não só durante a jornada.
As mulheres presentes no encontro, que teve lugar no Instituto Médio Politécnico de Saurimo, disponibilizaram - se em fazer parte das accoes e programas que contribuem no desenvolvimento e nas reformas vigentes no Pais.
O dia 31 de julho, tem sido uma data que analisa as questões sobre os diferentes tipos de violência que a mulher enfrenta no dia a dia, às desigualdades e os desafios sociais e económicos que ainda enfrentam.

LUNDA - SUL: INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE

GCII/CL

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul
Governo 10-07-2025
GOVERNADOR AVALIA SITUAÇÃO SOCIOECONÓMICA DO CASSAI-SUL

O Governador da Província da Lunda-Sul, Daniel Félix Neto, efetuou, nesta quinta-feira, uma visita de trabalho ao recém-criado município do Cassai-Sul, com o propósito de avaliar a situação socioeconómica local e recolher contribuições que possam impulsionar o desenvolvimento do município.
A visita insere-se no âmbito da governação aberta, inclusiva e participativa, tendo sido marcada por um encontro com as autoridades administrativas, durante o qual a administradora municipal do Cassai-Sul, Helena Cavuma, apresentou um diagnóstico detalhado dos principais desafios que o município enfrenta.
Entre as preocupações destacadas estão a necessidade de melhorias no sistema de abastecimento de água, a reabilitação das vias de comunicação que ligam a sede municipal aos principais campos agrícolas, bem como o fornecimento regular de energia eléctrica.
A administradora solicitou, igualmente, a construção de um hospital municipal equipado com serviços de hemoterapia, maternidade e outras valências essenciais, com vista a garantir um atendimento médico digno à população e reduzir a necessidade de evacuação de pacientes para outras localidades.
Outras prioridades apontadas incluem a melhoria das aldeias, a criação de espaços verdes e áreas de lazer, além da construção de arruamentos, visando melhorar as condições de vida dos munícipes e promover o desenvolvimento urbano e sustentável do município.
Em geste de resposta, o Governador Daniel Neto, assegurou que o Governo Provincial irá trabalhar em estreita colaboração com a administração municipal, para encontrar soluções viáveis e dar resposta, de forma faseada, às necessidades apresentadas, com prioridade para as acções de impacto social imediato.

LUNDA-SUL – INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE

GCI/AR

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul
Governo 08-06-2025
CENTENÁRIO DO 7° DIA | Governador Exorta Fiéis a Apostarem na Agricultura para a Autossuficiência Alimentar

O Governador provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, exortou, neste sábado, os fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a apostarem seriamente na agricultura como meio para garantir a autossuficiência alimentar na região e o desenvolvimento das comunidades.
O apelo foi feito durante a cerimônia de encerramento das celebrações do Centenário da Igreja Adventista do Sétimo Dia, realizado na localidade do Mualengue, município do Dala, província da Lunda Sul e reuniu mais de oito mil fiéis oriundos das 21 províncias de Angola, bem como representantes de países membros da SADC.
Na sua intervenção, Daniel Neto destacou o papel da igreja na promoção de valores morais, cívicos e espirituais, sublinhando a importância das instituições religiosas na coesão social e na construção de uma sociedade mais justa e solidária “Encorajamos a Igreja a continuar a trabalhar lado a lado com o Executivo na promoção da educação, saúde e bem-estar das populações. A agricultura deve ser vista como uma missão, capaz de garantir a segurança alimentar das nossas famílias”, sublinhou o governante.
O Governador apelou ainda à necessidade de os fiéis contribuírem activamente na preservação dos bens públicos, promovendo atitudes cívicas que visam o bem comum e o desenvolvimento harmonioso das comunidades.
“As celebrações do centenário serviram igualmente de momento de reflexão sobre o papel da Igreja Adventista do Sétimo Dia na sociedade angolana, sobretudo nas áreas da educação, saúde, solidariedade social e evangelização”.

INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
GCS/AR

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul

lundasul.gov.ao Governador da Província da Lunda Sul

DANIEL FÉLIX NETO "DADY"




Canais de Atendimento


Parceiros