• ABERTA JORNADA DA CELEBRAÇÃO DO DIA DA MULHER AFRICANA.-


    O Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade do Género, procedeu a abertura da jornada em saudação ao dia dedicado a Mulher Africana.
    O Dia da Mulher Africana é celebrado anualmente a 31 de julho. Datai instituída em 1962, na Conferência das Mulheres Africanas em Dar-es-Salaam, Tanzânia e visa homenagear as mulheres africanas, reconhecendo a sua dedicação e contribuição social à vários níveis.
    Ao intervir no encontro com as Mulheres de varios extratos sociais, a Directora do Gabinete da Familia, Maria Luísa Martins, apelou maior reflexão sobre os desafios e responsabilidades que a Mulher tem tanto no seio Famíliar e Comunitário, como a importante missão na educação e formação dos seus educandos, de formas a formatar a juventude e não só para assumir as responsabilidades pessoais, academicas, profissionais, entre outros.
    Maria Luíza, destacou as acções que têm elevado a aceitação social e as conquistas das mulheres, para o seu contínuo empoderamento.
    Actividades sobre o papel social da mulher e seu envolvimento na formação do Homem para a vida pessoal e social, temas sobre medidas para o bem - estar da familia e da Sociedade, os fenómenos e desafios que as famílias enfrentam, envolvimento da mulher na vida produtiva, saúde reprodutiva e acatamento das medidas de prevenção das doenças entre outros temas, serão abordados nas igrejas, palestras, e não só durante a jornada.
    As mulheres presentes no encontro, que teve lugar no Instituto Médio Politécnico de Saurimo, disponibilizaram - se em fazer parte das accoes e programas que contribuem no desenvolvimento e nas reformas vigentes no Pais.
    O dia 31 de julho, tem sido uma data que analisa as questões sobre os diferentes tipos de violência que a mulher enfrenta no dia a dia, às desigualdades e os desafios sociais e económicos que ainda enfrentam.

    LUNDA - SUL: INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE

    GCII/CL