Descubra a Província da Lunda Sul

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província da Lunda Sul

Notícias


Clique para assistir o vídeo!

PR inaugura Pólo de Desenvolvimento Diamantífero na Lunda-Sul

Governo 13-09-2025
GOVERNADOR DANIEL NETO EXPECTANTE COM RESULTADOS DA EXPO-LUNDA SUL 2025

Com ligeiras contrariedades técnicas pelo meio, próprias de quem começa, abriu hoje, 11 de Setembro, no largo 1º de Maio, em Saurimo, terá a duração de 3 dias, a edição de estreia da Expo-Lunda Sul que reúne vários expositores de diferentes sectores de actividade.
No âmbito do jubileu da Independência Nacional, o Governador da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, disse aguardar com bastante expectativa, os efeitos e resultados positivos do evento, sobretudo, no estabelecimento de parcerias de negócio entre os empresários da província, da região leste e país, em geral.
Considerou, entrelinhas, "estarmos em presença de uma excelente oportunidade para tal, requerendo entretanto, iniciativas inovadoras, criatividade e bastante dinâmica, tendo em conta as potencialidades existentes, incluindo a disponibilidade do capital humano".
Após isso, o sector diamantífero capitalizou atenção com abordagens em torno do seu contributo efectivo para o desenvolvimento sustentável da província e não só, o que suscitou aproveitosos contributos dos participantes.
Durante a sua demorada presença na Expo, o governante, que se fez acompanhar por entidades diversas, percorreu os pavilhões e interagiu com os respectivos expositores.

ANGOLA 50 ANOS: PRESERVAR E VALORIZAR AS CONQUISTAS ALCANÇADAS, CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR.

LUNDA SUL NÃO PODE FALHAR - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE.
GCSI/DM&NP

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul
Governo 22-08-2025
COMEMORADA EM APOTEOSE EXISTÊNCIA DO DALA

O então Administrador Municipal do Dala, Lote Zeca Moutinho, desafiou os jovens a enveredarem pelo caminho da investigação socióloga dos factos e actos da identidade, com vista a contribuir na exposição da verdadeira história e transportá-la para contextos científicos.
O também professor lançou o repto durante as comemorações do 57º aniversário daquela vila, 16 de Agosto, que só não aconteceram na devida altura, por questões óbvias, tendo lembrado a originalidade toponímica do nome, associado ao lendário Ndala Kaitanga, homem forte e pujante que habitou a região ao longo dos tempos remotos.
E se referindo ao contexto do actual desenvolvimento, considerou a paz e a
conquista da soberania nacional, como pressupostos dos significativos avanços, no domínio da construção de infraestruturas e não só.
Enquanto isso, o Vice-governador Esmeraldino Pemessa disse, no acto público da comemoração, acreditar na força e capacidade criativa das autoridades e munícipes do Dala, cuja dinâmica é desafiada com acções capazes de revitalizar o crescimento, para harmonia e o bem-estar.
Com animação artística de músicos locais como Lemba Katxokwe e outros, o evento foi antecedido da entrega de meios motorizados, instrumentos agrícolas, sementes e outros imputes, no âmbito do projecto Mozap 3 e visita à exposição de produtos de campo, numa demonstração das potencialidades existentes localmente.

ANGOLA 50 ANOS: PRESERVAR E VALORIZAR AS CONQUISTAS ALCANÇADAS, CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR.
LUNDA SUL NÃO PODE FALHAR - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE.
GCS/DM & NP

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul
Governo 22-08-2025
INAUGURADA ESCOLA PRIMÁRIA DE BIULA MUNICÍPIO DO DALA

"Mais do que um Município, uma maravilha". Lema deste ano 2025, nas festividades do Dala, vila com o mesmo nome.
57 anos de existência rodeada de histórias e resiliência dos seus habitantes, o município se mostra ao mundo na particuliridade e singularidade.
Na sequência das comemorações, no âmbito do 50º Aniversário da Independência Nacional, uma das suas localidades viu inaugurado um novo empreendimento de ensino de sete salas de aula, baptizado com o nome de Escola Primária Walenda, na Biula, 18 quilómetros da sede municipal.
Em representação do Governador Provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, Esmeraldino Cláudio Pemessa, Vice-governador cortou a fita e descerrou a placa inaugural, ante a presença de várias personalidades, professores, pais e encarregados de educação e autoridades religiosas e comunitárias, destaque do então Administrador do Município, Lote Zeca Moutinho e Perfeito Candondolo, Director do Gabinete Provincial da Educação.
Palavras de agradecimento e regozijo foram proferidas, sobretudo, dos alunos e representantes da respectiva comunidade, enaltecendo o investimento e com promessas de manter conservado o equipamento social, tão importante para futuro do município, da província e do país.

ANGOLA 50 ANOS: PRESERVAR E VALORIZAR AS CONQUISTAS ALCANÇADAS, CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR.
LUNDA SUL NÃO PODE FALHAR: INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE.

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul

lundasul.gov.ao Governador da Província da Lunda Sul

DANIEL FÉLIX NETO "DADY"




Canais de Atendimento


Parceiros