Descubra a Província da Lunda Sul

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província da Lunda Sul

Notícias


Clique para assistir o vídeo!

PR inaugura Pólo de Desenvolvimento Diamantífero na Lunda-Sul

Governo 05-11-2025
ADMINISTRADORES DA RNA RECEBIDOS EM AUDIÊNCIA PELO GOVERNADOR

O Governador provincial da Lunda-Sul, Daniel Neto, recebeu nesta quarta-feira, em audiência, os administradores para as áreas Financeira e Técnica do Grupo Rádio Nacional de Angola (RNA).
O encontro, de carácter de cortesia, serviu para abordar questões ligadas ao processo de reestruturação da emissora provincial da RNA, que está a beneficiar de obras de reabilitação e melhoria das suas infraestruturas, com vista a proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais que asseguram o serviço público de radiodifusão, como assentou o Administrador Executivo para área técnica Pedro Guimarães, na saída de audiência com o governador.
O administrador destacou igualmente, o empenho do Governo Provincial da Lunda-Sul na melhoria das condições técnicas e operacionais da emissora, salientando, em particular, os trabalhos de reabilitação das repetidoras instaladas nos municípios de Muconda, Dala e Cacolo, bem como o esforço de expansão do sinal da rádio aos demais municípios da província.
Por sua vez, o diretor do Gabinete Provincial da Comunicação Social, Domingos Mutambi, assegurou que o Governo da Lunda-Sul vai continuar a implementar estratégias que visem garantir melhores condições de trabalho a todos os órgãos de comunicação social que operam na província, de modo a assegurar um serviço público de comunicação cada vez mais eficiente e de qualidade.

LUNDA-SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
GCS/AR

Fonte: GCSI | Governo da Lunda-Sul
Governo 05-11-2025
50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Cerca de 30 delegações estrangeiras confirmam presença no acto central
Cerca de 30 delegações estrangeiras confirmaram a presença no acto central das celebrações dos 50 anos da independência nacional, na Praça da República, em Luanda, que contará com mais de oito mil participantes provenientes de todo o país e do estrangeiro.
A informação foi avançada esta terça-feira, 4 de Novembro, pela secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele, após a 15ª Reunião da Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao 50.º Aniversário da Independência Nacional.
Teresa Quivienguele disse que o processo de confirmação dos convidados continua e que ao longo da semana serão prestadas mais informações sobre o assunto.
Segundo a secretária de Estado, também coordenadora do Grupo Técnico, garantiu estar tudo preparado para o acto central, marcado para às 8h00 do dia 11, com vários momentos, com destaque para o discurso do Presidente João Lourenço, e a realização de um desfile cívico com mais de seis mil participantes, apresentando a diversidade cultural, gastronómica e económica do país.
A programação inclui um desfile militar com cerca de quatro mil efectivos para apresentação de armamento e técnica militar, além de manifestações culturais.
Teresa Quivienguele esclareceu que o acto central vai ser antecedido por um conjunto de momentos e actividades, com realce para a realização, no dia 8 de Novembro, no Estádio 11 de Novembro, de um culto ecuménico de acção de graças com a participação prevista de 50 mil fiéis de diferentes igrejas do país.
Para o dia 10, a Baía de Luanda será palco de um espectáculo músico-cultural com mais de 33 artistas angolanos e um grupo de Moçambique, esperando-se cerca de 70 mil participantes.
À meia-noite do dia 11, um espectáculo piromusical vai marcar a entrada no dia da independência, também na Baía de Luanda, em simultâneo com o festival “Angola 50 Anos”, de acordo com a coordenadora do Grupo Técnico.
No dia 11 de Novembro, às 7h00, vai ter lugar a cerimónia do hastear da bandeira-monumento, com cerca de 100 convidados, seguida da deposição de coroa de flores no sarcófago do Presidente António Agostinho Neto, antes do acto central.
Teresa Quivienguele informou ainda que os grupos envolvidos ensaiam há vários meses, estando previstos ensaios gerais finais para os dias 7 e 9 de Novembro na Praça da República.

Fonte: GCSI | Governo da Lunda-Sul
Governo 05-11-2025
TRAJECTÓRIA DE ANGOLA ABORDADA EM PALESTRA CONCORRIDA

Como inicialmente previsto, várias entidades políticas, governamentais, académicos e estudantes e membros de associações juvenis, reflectiram sobre o percurso histórico de Angola durante os últimos 50 Anos, desde a Proclamação da Independência Nacional.
Maria de Fátima Cajimoto, filha de um antigo guerrilheiro fez uma incursão pelo passado, a começar pela ocupação colonial portuguesa que, na sequência do despertar nacionalista e desencadeamento da Luta Armada de Libertação, o regime cedeu e se instaurou a soberania angolana.
"Viveram-se momentos e episódios difíceis, até 1975, altura em que o desentendimento interno entre os movimentos de libertação fez recrudescer actos que regrediram o país", sublinhou.
Por último, os historiadores Guilherme Martins e Quito Lenga-Lenga, sustetaram o período compreendido entre resistência à invasão estrangeira, para desestabilizar ainda mais a nova nação, a qual se sustentou no legado do seu 1º Presidente, Agostinho Neto quando evocou factores de desenvolvimento da agricultura, impulsionou a indústria, formação de quadros e irradição do analfabetismo, só para citar.
Narrativas também destacaram o alcance da Paz, sob liderança de José Eduardo dos Santos, bem como as dinâmicas na diplomacia económica e o combate à corrupção, bandeiras no consulado do Presidente João Lourenço.
A Paz e Reconciliação é a condição primordial para o desenvolvimento de Angola, sem exclusão de ninguém, consolidando o Estado Democrático, de Direito e Justiça Social, foi concenso no final da palestra, prestigiada pelo Governador em exercício, Esmeraldino Cláudio Pemessa Abreu, em representação do titular, Daniel Félix Neto e distintos convidado.

ANGOLA 50 ANOS: PRESERVAR E VALORIZAR AS CONQUISTAS ALCANÇADAS, CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR.
LUNDA SUL NÃO PODE FALHAR - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE.
GCS/DM & NP

Fonte: GCSI | Governo da Lunda-Sul
Governo 03-11-2025
Equipa Económica da Comissão Económica do Conselho de Ministros reúne-se no MAT, na sua 21ª Sessão Ordinária

A Equipa Económica da Comissão Económica do Conselho de Ministros reuniu-se no passado sábado, 1 de Novembro, na sua 21.ª sessão ordinária, no Ministério da Administração do Território, em Luanda.
A sessão, presidida pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, abordou um conjunto de temas sobre a vida socio-económica do país, com destaque para a proposta de “Orçamento Geral de Estado para 2026” e a “Dinamização da Actividade Económica nas Províncias”.
Constou, igualmente da agenda, o tema sobre a “Gestão do combustível fornecido às províncias para abastecer os sistemas de produção e distribuição de energia e água”.
A agenda de trabalho da 21.ª sessão ordinária da equipa económica foi antecedida da aprovação do Projecto de síntese da acta da 20.ª sessão ordinária da equipa económica, do dia 17 de Outubro de 2025.
Participaram da reunião, os Ministros da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, da Agricultura e Floresta, Isaac Maria dos Anjos, da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, da Energia e Águas, João Baptista Borges, das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, o Secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, Milton dos Santos Reis, Governadores Provinciais, Vice-Governadores, Secretários de Estado e Directores Nacionais e Provinciais.

ANGOLA 50 ANOS: PRESERVAR E VALORIZAR AS CONQUISTAS ALCANÇADAS, CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR.
LUNDA SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE.

Fonte: GCII MAT

lundasul.gov.ao Governador da Província da Lunda Sul

DANIEL FÉLIX NETO "DADY"




Canais de Atendimento


Parceiros