Descubra a Província da Lunda Sul

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província da Lunda Sul

Notícias


Clique para assistir o vídeo!

PR inaugura Pólo de Desenvolvimento Diamantífero na Lunda-Sul

Governo 12-07-2025
GOVERNO PROVINCIAL PROSSEGUE COM CICLO DE FORMAÇÃO SOBRE SIMPLIFICA 3.0

Decorre na Lunda - Sul, o ciclo de formação de forma regional. Nesta Sexta-feira, [11.07], a formação sobre o Programa SIMPLIFICA, juntou Responsáveis e Funcionários das Administrações Municipais de Muconda, Chiluage, Muriege e Cassai-Sul.
O certame teve lugar na Sede Municipal do município do Muconda, e foi orientado pelo Director Provincial Do Gabinete de Desenvolvimento Econômico Integrado, Adérito Cahanga Lucano, em representação ao Vice-Governador para Área Técnica e Infraestruturas, Esmeraldino Cláudio Pemessa.
Responsáveis de distintos Órgãos das administrações locais do Estado, Membros da Sociedade Civil (Entidades Religiosas, Tradicionais e do Conselho de auscultação), teve como prelectores, o Director do Gabinete Juridico do Governo Provincial, António Martins, Walter Carima e Balduino Muatxinguês, que ilustraram conteúdos sobre a aplicação das boas práticas, modernização e desburocratização dos serviços públicos, assim como a integração, optimização e Simplificação dos processos, a todos os níveis.
Os presentes abordaram questões que têm haver com o cumprimento obrigatório das normas enquadradas no Plano "Simplifica" visando facilitar os assuntos ligados a tratamento de documentos e de diferentes processos na Administração local do Estado, tornando a relação utentes e serviços mais próximos, facilitados e atraentes.
ANGOLA 50 ANOS: PRESERVAR E VALORIZAR AS CONQUISTAS ALCANÇADAS, CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR.

LUNDA - SUL: INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPORIDADE.-

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul
Governo 12-07-2025
TRÁFIGO E MOBILIDADE: GOVERNADOR IMPULSIONA CELERIDADE NAS OBRAS DA ESTRADA CACOLO/XASSENGUE

Difícil ou quase impossível é transitar no troço rodoviário que liga os municípios de Cacolo e de Xassengue, na Lunda Sul.
As populações e autoridades locais já apontavam o facto como grande empecilho, de tal modo que o governo decidiu intervencionar com acções de melhoria, o que está a ser efectivado.
A empreitada conheceu nesta sexta-feira, 11/6, a visita do Governador Daniel Félix Neto que foi constar e avaliar o seu curso fazendo-se acompanhar por distintos membros do seu pelouro.
Visivelmente preocupado com o que viu, Daniel Neto deixou orientações expressas para a celeridade dos trabalhos, o que envolve, tanto o reforço de equipamentos, como de homens, para permitir a rápida conclusão da obra, com ponto de arranque na sede comunal de Cucumbi e culminando no Xassengue.
Em declarações à impresa que esteve no local, o Vice-governador para o Sector Técnico e Infraestruturas, Esmeraldino Cláudio Pemessa disse que todo o esforço e empenho serão dedicados para tornar concretizado o objectivo e garantir livre circulação de pessoas e bens.
"O desenvolvimento do município de Xassengue e de outras localidade situadas ao longo do percurso passa por esta via, daí o interesse do governo em torná-la perfeitamente transitável, com segurança e mobilidade", referiu o governante.
ANGOLA 50 ANOS: PRESERVAR E VALORIZAR AS CONQUISTAS ALCANÇADAS, CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR.

LUNDA SUL - INCLUSÃO , TRABALHO E PROSPERIDADE.
GCS/DM & NP

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul
Governo 12-07-2025
CASSAI-SUL APOSTA NA PRODUÇÃO DE ARROZ EM GRANDE ESCALA

O Município do Cassai-Sul, continua a afirmar-se como um dos principais centros de produção de arroz na província, com colheitas em larga escala e perspectiva de expansão da cadeia de valor.
A constatação foi feita pelo Governador provincial, Daniel Félix Neto, durante uma visita de trabalho ao município, no quadro de um encontro entre o Governo Provincial e a Administração Municipal, que visou avaliar a situação socioeconómica local e identificar prioridades de intervenção.
Durante a visita, foi anunciada a instalação iminente de uma máquina de descasque de arroz, que permitirá o processamento local do cereal, agregando valor à produção e facilitando a sua colocação nos grandes mercados nacionais.
Os agricultores expressaram satisfação com a atenção do governo, sublinhando a importância das medidas em curso para a criação de condições que lhes permitam aumentar a produção, garantir a transformação e assegurar a comercialização não apenas do arroz, mas também de outras culturas.
Além do arroz, o Cassai-Sul tem registado bons níveis de produção de milho, tubérculos, hortícolas e citrinos, reforçando o seu contributo para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural da província.
O Governador Daniel Neto assegurou, por sua vez, que o Executivo provincial continuará a implementar políticas públicas que favoreçam o crescimento do sector agrícola, com destaque para a distribuição de insumos, apoio técnico aos produtores e facilitação do acesso ao crédito agrícola junto da banca comercial.
“A aposta na agricultura no Cassai-Sul é vista como um pilar estratégico para a diversificação da economia local e o combate a fome e à pobreza no meio rural”.

LUNDA-SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
GCI/AR

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul
Governo 10-07-2025
ABERTA JORNADA DA CELEBRAÇÃO DO DIA DA MULHER AFRICANA.-

O Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade do Género, procedeu a abertura da jornada em saudação ao dia dedicado a Mulher Africana.
O Dia da Mulher Africana é celebrado anualmente a 31 de julho. Datai instituída em 1962, na Conferência das Mulheres Africanas em Dar-es-Salaam, Tanzânia e visa homenagear as mulheres africanas, reconhecendo a sua dedicação e contribuição social à vários níveis.
Ao intervir no encontro com as Mulheres de varios extratos sociais, a Directora do Gabinete da Familia, Maria Luísa Martins, apelou maior reflexão sobre os desafios e responsabilidades que a Mulher tem tanto no seio Famíliar e Comunitário, como a importante missão na educação e formação dos seus educandos, de formas a formatar a juventude e não só para assumir as responsabilidades pessoais, academicas, profissionais, entre outros.
Maria Luíza, destacou as acções que têm elevado a aceitação social e as conquistas das mulheres, para o seu contínuo empoderamento.
Actividades sobre o papel social da mulher e seu envolvimento na formação do Homem para a vida pessoal e social, temas sobre medidas para o bem - estar da familia e da Sociedade, os fenómenos e desafios que as famílias enfrentam, envolvimento da mulher na vida produtiva, saúde reprodutiva e acatamento das medidas de prevenção das doenças entre outros temas, serão abordados nas igrejas, palestras, e não só durante a jornada.
As mulheres presentes no encontro, que teve lugar no Instituto Médio Politécnico de Saurimo, disponibilizaram - se em fazer parte das accoes e programas que contribuem no desenvolvimento e nas reformas vigentes no Pais.
O dia 31 de julho, tem sido uma data que analisa as questões sobre os diferentes tipos de violência que a mulher enfrenta no dia a dia, às desigualdades e os desafios sociais e económicos que ainda enfrentam.

LUNDA - SUL: INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE

GCII/CL

Fonte: GCII | Governo da Lunda-Sul

lundasul.gov.ao Governador da Província da Lunda Sul

DANIEL FÉLIX NETO "DADY"




Canais de Atendimento


Parceiros