• SUSPENSA ACTIVIDADE DE COMPRA E VENDA DE SUCATAS


    SUSPENSA ACTIVIDADE DE COMPRA E VENDA DE SUCATAS

    Até a redefinição de normas e procedimentos regulamentares, no exercício legal da actividade de recolha, pesagem e comercialização de materiais ferrosos, o Governo Provincial da Lunda Sul decidiu, nesta quarta-feira, 19/02, a suspensão imediata de todas as casas de compra e venda de sucatas, na cidade de Saurimo.
    A medida, agravada pelo cancelamento das respectivas licenças comerciais e proibição automática do transporte para o exterior da província do referido material, resulta da constante vandalização de bens públicos, tais como tampas de sarjetas, estruturas de suporte dos sinais verticais de trânsito, torres de média tensão, cantoneiras, cabos eléctricos e outros, como o cúmulo mais gravoso e recente do derrube de torres de transporte de energia da Central Hidroeléctrica sobre o rio Chicapa.
    O Governador Daniel Féliz Neto, que abordou o assunto com proprietários, agentes comerciais e membros da associação de sucatas, sublinhando prejuízos económicos e financeiros que tais práticas representam, em prejuízo do património comum, "que em nada contribui para o desenvolvimento da província e do bem-estar das populações".
    Neste sentido, apelou para a tolerância zero dos infractores e prevaricadores, cuja ganância pelo lucro fácil merecerá severa resposta e punição, pelos órgãos competentes dos serviços de investigação criminal, Procuradoria Geral e Tribunais.
    Daniel Neto, evocou o sentimento patriótico, com recurso à denúncia por parte dos cidadãos, sobretudo dos compradores, vendedores e membros filiados da associação de sucatas.
    Segundo do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, estão oficialmente registados e operam na província, particularmente e só em Saurimo, um total de 14 agentes de pesagem, compra e venda de material ferroso.
    LUNDA SUL: INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE.
    GCS/DM