A produção média anual de diamantes, nos últimos dois anos, na província da Lunda-Sul, atingiu cerca de 10 milhões de quilates, o que corresponde aproximadamente 87 por cento da produção nacional neste período.
Os dados foram avançados, sexta-feira, em Saurimo, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, aquando intervinha na cerimonia de inauguração do Instituto Superior Politécnico da Universidade Lueji A'nkonde.
O governante destacou a posição estratégica da Lunda-Sul no panorama mineiro angolano, salientando que a mesma é reforçada com as sociedades mineira de Catoca e de Luele.
Segundo o ministro, a província consolidou-se como o principal centro produtor de diamantes em Angola, contando com essas duas grandes minas em produção, que empregam directamente mais de sete mil trabalhadores.
Lembrou que a região testemunhou um avanço significativo com a inauguração, em 2021, do Pólo de Desenvolvimento Diamantifero de Saurimo, infraestrutura de importância estratégica para a industrialização e valorização local de diamantes. Neste caminho de progresso, referiu-se também ao regresso da De Beers em Angola, que já começa a dar
frutos.
Diamantino Azevedo considerou a inauguração do instituto uma expressão clara do compromisso incessante do Executivo com o desenvolvimento do país e, em particular, com a formação dos jovens.
"Este instituto politécnico que hoje inauguramos assume-se como um farol de conhecimento vocacionado para a formação técnica especializada, que visa capacitar jovens para que venham a ser protagonistas na concretização do futuro da Lunda-Sul e de Angola", assinalou.
Reiterou o compromisso do pelouro que tutela de continuar a trabalhar com os ministérios do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação, o da Educação e o da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, bem como as empresas do sector para que a expansão do ensino acompanhe a exploração dos recursos minerais, promovendo a justa redistribuição da riqueza, o desenvolvimento integral das províncias e o bem-estar dos cidadãos.
LUNDA-SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
GCS/AR