Mais de 14 mil famílias residentes na sede municipal do Dá-la, passam a beneficiar, nos próximos dias, de água tratada, com a entrada em funcionamento do novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável.
O sistema, com capacidade para bombear 2.400 metros cúbicos de água por dia, apresenta um grau de execução física superior a 90%, faltando apenas alguns acertos técnicos para a sua inauguração.
De acordo com o administrador municipal do Dala, Kelson Malomalo, a operacionalização do sistema vai reduzir significativamente as distâncias percorridas pelas famílias que, até então, enfrentavam longos trajectos em busca do precioso líquido.
No mesmo domínio, o responsável mostrou-se preocupado com o estado actual de 17 pequenos sistemas de abastecimento de água, construídos em diferentes bairros da sede municipal e arredores, actualmente inoperantes devido a actos de vandalismo. Ainda assim, garantiu que a administração municipal tudo fará para a sua recuperação e reactivação.
Kelson Malomalo, manifestou igualmente satisfação com o nível de execução da segunda fase do Programa de Melhoramento das Aldeias, que já permitiu a retirada de 485 famílias anteriormente em situação de vulnerabilidade, melhorando significativamente as suas condições de vida.
LUNDA-SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
GCS/AR