A província da Lunda-Sul contará, nos próximos meses, com uma agência regional do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas, agricultores familiares e cooperativas sediadas nas províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico e Moxico-Leste.
A informação foi avançada pelo Presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayado Simba, no final de uma audiência concedida pelo Governador da Lunda-Sul, Daniel Neto. Segundo o responsável, a medida insere-se no plano de expansão da instituição, que prevê a abertura de agências regionais em cinco províncias nomeadamente Luanda, Benguela, Huíla, Cabinda e Lunda-Sul.
“O nosso objectivo é aproximar os serviços do Fundo de Garantia de Crédito aos cidadãos e garantir maior inclusão financeira, especialmente para os pequenos empreendedores e agricultores familiares”, referiu Luzayado Simba.
O responsável acrescentou que a abertura da nova agência permitirá também a criação de oportunidades de emprego para os jovens residentes na província, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico local.
Criado a 4 de Maio de 2012, o Fundo de Garantia de Crédito é uma instituição financeira não bancária que tem como missão facilitar o acesso ao crédito bancário por parte de micro, pequenas e médias empresas, bem como de empreendedores individuais, por meio da emissão de garantias que assegurem o risco do financiamento junto das instituições bancárias.
LUNDA-SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
GCS/AR