• LUNDA-SUL ACOLHE XIX ASSEMBLEIA NACIONAL DAS ESCOLAS CATÓLICAS


    Sob lema, 50 Anos de Independência: Um Olhar Para o Contributo da Escola Católica na Qualidade da Educação Em Angola, à Comissão Episcopal para Educação Cristã da CEAST, realiza em Saurimo província da Lunda-Sul, a XIX Assembleia Nacional das Escolas Católicas.
    Durante seis dias, os participantes de destintas dioceses do país, vão reflectir sobre temas ligados à Formação do cidadão e a promoção dos valores, o contributo da Escola Católica na promoção e emancipação da mulher em Angola, História e as estruturas da Escola Católica nos 50 anos da Independência Nacional de Angola, Repensar a Escola Católica em
    Angola no confronto com o pacto educativo global e africano, bem como o futuro da Escola Católica em Angola face aos desafios da revolução digital e o uso dos meios de comunicação social.
    Na cerimónia de abertura, o Governador da Província da Lunda-Sul, Daniel Félix Neto, destacou a relevância do contributo das escolas católicas para o sistema educativo nacional e apelou à cooperação contínua entre o Estado e as instituições religiosas.
    “Reconhecemos o papel histórico e transformador que as escolas católicas têm desempenhado na formação das novas gerações”.
    Daniel Neto assegurou ainda o compromisso do Governo Provincial em continuar a apoiar iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e incentivou os participantes a produzirem recomendações exequíveis e alinhadas com a realidade do país.
    Por sua vez, o Arcebispo metropolita de Saurimo e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, realçou a importância da união entre fé e conhecimento no processo educativo. “As escolas católicas devem ser faróis de esperança e centros de excelência onde a formação intelectual caminha lado a lado com a formação humana e espiritual”, declarou.

    INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
    GCS/AR