• IIIº CONSELHO CONSULTIVO | Ministério do Ambiente avalia e planeia acções de preservação e sustentabilidade ambiental no País. -


    Com o tema “50 Anos de Independência Nacional - Um Novo Rumo Para a Sustentabilidade”, o Conselho que teve como palco a cidade do Lubango, reflectiu nesta quinta-feira, [15.05], as diversidades ambientais para o próximo quinquênio.
    Nas palavras de boas - vindas aos representantes das 20 províncias do País e do ministério do ambiente, a Vice-Governadora da Huíla, Maria João Chipalavela, em representação do Governador Nuno Dala, destacou os feitos da sua província como centro de investigação ambiental com projectos reconhecidos internacionalmente nas áreas da biodiversidade, poluição e clima, muitos deles envolvendo jovens cientistas locais.
    Já a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, falou dos avanços do País na consolidação institucional e na afirmação da identidade nacional, ao mesmo tempo, reconheceu os desafios enfrentados, principalmente no contexto da crise climática, perda de biodiversidade e degradação de ecossistemas.
    O Conselho, onde participou pela Lunda - Sul, a Directora do Gabinete do Ambiente Gestão de Resíduos e Serviços Comunitário, Cidália Pires, reflecte a necessidade de mudança de paradigma, alinhada às metas do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, além de instrumentos como a ENAC 2022-2035, o NBSAP e os compromissos internacionais, incluindo a Agenda 2030, o Acordo de Paris e a Agenda Africana 2063.
    Sendo o Conselho uma oportunidade de colher, partilhar e planejar estratégias que permitam transformar desafios em ações concretas, espera- se que a visão sobre o ecoturismo represente uma oportunidade estratégica para diversificar a economia e promover o desenvolvimento local, com reforço de fortalecer a cooperação entre níveis de governação, acelerar processos de licenciamento e ampliar campanhas de sensibilização ambiental.
    Acções de reflorestamento, a importância do desenvolvimento de espaços verdes, a gestão de resíduos sólidos e a implementação de uma economia circular também foram temas em destaque.
    Estiveram presentes, Quadros Seniores do Ministério, representantes do governo local, parceiros, especializados e diversas autoridades locais.

    GCS/CL