O Governador da Lunda Sul, Daniel Neto, anunciou, nesta sexta-feira, a reabilitação da estrada que liga os municípios de Cacolo e Xassengue, um troço considerado estratégico para o escoamento de produtos e a mobilidade das populações.
A garantia foi dada por Daniel Neto, durante o encontro de auscultação e avaliação dos 100 dias de gestão da atual administração municipal, criada após a implementação da recente Divisão Político-Administrativa (DPA).
De acordo com o Governador, a reabilitação da estrada, está entre as prioridades do Governo Provincial, tendo assegurado que a brigada de manutenção de estradas dará início, brevemente, a trabalhos paliativos, enquanto a população aguarda pelo arranque das obras definitivas, sob responsabilidade do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.
“É um compromisso que assumimos com a população. Esta estrada é fundamental para o desenvolvimento socioeconómico dos municípios do Luma-Cassai e de Xassengue, bem como da comuna do Cucumbi, e vamos trabalhar para que a sua reabilitação se torne uma realidade o mais rápido possível”, afirmou.
Durante a visita, o Governador constatou ainda o nível de funcionalidade do centro hospitalar, dos grupos geradores, das instalações da administração municipal, além de auscultar diversas franjas da sociedade. Encorajou ainda a atual administração do município a manter o foco na melhoria das condições básicas da população, com destaque para os sectores da saúde, educação, energia e abastecimento de água potável.
A estrada Cacolo–Xassengue é uma das principais vias de acesso entre os municípios recém-desmembrados, cuja ligação segura e funcional é vista como essencial para consolidar os ganhos da nova divisão administrativa.
INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
GCS/AR