O Governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, garantiu esta terça-feira apoio aos jovens interessados em prosseguir com formação académica em cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento, com o objectivo de prepará-los para responder aos desafios do futuro.
O governante falava durante a cerimónia de entrega de diplomas aos licenciados do Instituto Superior Politécnico, unidade orgânica da Universidade Lueji A’Nkonde, onde destacou o compromisso do Executivo em continuar a implementar políticas que assegurem bolsas de estudo internas e externas aos jovens da província.
Daniel Neto, manifestou preocupação com o reduzido número de doutores existentes no mercado de trabalho, sobretudo no seio da classe feminina, sublinhando que o grande desafio da província é aumentar o número de mestres e doutores.
Segundo Daniel Neto, o Governo Provincial está a trabalhar em articulação com os Ministérios da Agricultura e da Saúde para a implantação das Faculdades de Medicina e de Agronomia na Lunda-Sul. Para a concretização deste objectivo, avançando que é necessário formar mais especialistas, mestres e doutores para assegurar a funcionalidade das instituições.
O governador reconheceu ainda que o número atual de quadros disponíveis na província não corresponde à real procura, defendendo o reforço da oferta formativa na Universidade Lueji A’Nkonde como forma de capacitar mais jovens e preparar respostas adequadas aos desafios que a Lunda-Sul enfrenta.
LUNDA-SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
GCS/AR