Durante dez dias, jovens das províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e do Moxico, foram formados, como Mestres de Escolas de Campo Agrícola (ECA).
A formação que decorreu na escola técnica agrária de Mona - Quimbundo, Município de Saurimo, foi uma promoção do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).
A acção decorreu sob égide do projecto de
Transformação Agro - pecuária Familiar de Angola, (MOSAP 3) e teve o suporte financeiro do Banco Mundial.
A formação tem a vertente de capacitação de estecionistas, que terão a responsabilidade de massificar os conhecimentos aos demais, nas respectivas províncias.
A formação tem o objectivo de dotar os pequenos produtores familiares da região Leste de conhecimentos técnicos e boas práticas agrícolas, com o propósito de:
●Aumentar a produção e a diversidade das culturas;
●Melhor aproveitamento do clima e dos solos;
●Melhorar a nutrição das famílias.
O acto de encerramento da formação, foi testemunhado pelo Vice - Governador para o Sector Político, Social e Económico, Mendes Lourenço Gaspar.
Entrega de certificados, exposição de produtos do campo, marcaram o acto de encerramento da formação.
Na ocasião, o Coordenador do Mosap3, Paulo Sozinho, destacou o engajamento dos jovens formandos, dentre os quais do género feminino, adiantando ser uma valia, o interesse destes no ramo da agrónomia e da medicina veterinaria, ressaltando as valências do conhecimento
técnico e científico que se torna crucial, para o fomento da produção agro - Pecuária.
Participaram do acto o Director Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Nelson Senguetali, o Administrador Municipal Adjunto de Saurimo, Administrador Municipal do Muangueji Administrador Comunal do Mona Quimbundo, técnicos agrários, Entidades tradicionais e a população no geral.
LUNDA - SUL: INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE