A classe empresarial da Costa do Marfim manifestou interesse em investir no sector agrícola da província da Lunda-Sul, com destaque para a produção de arroz, milho e óleo de palma. A garantia foi dada, nesta quarta-feira, pelo Embaixador da Costa do Marfim residente em Angola, Somet Santiéro Jean-Maire, à saída de uma audiência concedida pelo Governador Provincial, Daniel Félix Neto.
De acordo com o diplomata, para além da produção de óleo de palma, os investidores pretendem também apostar na produção e transformação de café em cacau e chocolate, com a criação de uma marca própria intitulada “Made in Saurimo”, valorizando, deste modo, a cadeia produtiva da província.
Somet Santiéro Jean-Maire sublinhou que está prevista, para breve, a visita de um grupo empresarial costa-marfinense à província, com o propósito de avaliar as condições existentes e instalar-se nas localidades já identificadas para o desenvolvimento das referidas culturas, bem como a deslocação do Governador Daniel Félix Neto e de empresários da Lunda-Sul à Costa do Marfim, com o propósito de conhecer as potencialidades agrícolas e industriais daquele país e identificar novas oportunidades de cooperação e investimento.
Durante a sua estada na Lunda-Sul, o diplomata aproveitou ainda a ocasião para apelar à participação da comunidade costa-marfinense residente na Lunda-Sul nas eleições presidenciais do seu país, marcadas para o próximo dia 25 de Outubro, informando que o exercício do direito de voto decorrerá no município do Lucapa, província da Lunda-Norte, onde será instalada uma urna oficial.
Por sua vez, o representante da comunidade costa-marfinense na Lunda-Sul, Gory Muhammend, manifestou satisfação pelo gesto das autoridades, por permitirem que os cidadãos costa-marfinenses residentes na província exerçam o seu direito de voto sem terem de sair de Angola.
LUNDA-SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE