O Governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, destacou que a independência nacional tem permitido a construção de diversas infraestruturas sociais, desde escolas, hospitais, vias de comunicação, bem como a desminagem de campos que hoje servem para a implementação de várias culturas agrícolas, no âmbito da diversificação da economia.
Segundo o governante, desde 1975, Angola em particular a província da Lunda-Sul tem registado passos significativos de desenvolvimento, embora reconheça que ainda há muito por fazer, devido aos longos anos de conflito armado que retardaram o crescimento socioeconómico do país.
Daniel Neto, falava à margem da cerimónia de deposição de flores no busto do fundador da nação e primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto.
O governador assegurou que o Executivo continuará empenhado na construção de mais infraestruturas sociais que respondam às necessidades da população. Recordou ainda que os conflitos armados vividos durante três décadas tiveram impacto negativo na concretização de grandes ações que poderiam ter beneficiado a vida social dos angolanos.
“Esta é a Angola que Agostinho Neto sonhou: independente, democrática, livre da opressão colonial e construída pelos próprios angolanos”, afirmou Daniel Neto, que apelou à população, em especial à juventude, para preservar as infraestruturas já edificadas, de modo a que sirvam as futuras gerações e honrem a memória do primeiro Presidente, no quadro da máxima: “o mais importante é resolver os problemas do povo”.
Por sua vez, o político e deputado à Assembleia Nacional, João Segunda Ungaji, apelou à juventude para seguir o legado de Agostinho Neto, ao mesmo tempo que condenou o comportamento de alguns agentes políticos que, segundo disse, têm incitado os jovens ao imediatismo e ao ódio entre os povos.
Já o antigo combatente “Não Contava”, enalteceu o papel determinante de Agostinho Neto no alcance da independência nacional, sublinhando que este feito tem permitido ao Executivo implementar políticas orientadas para o bem-estar da população.
LUNDA - SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE
GCS/AR