• DANIEL NETO EVIDÊNCIA OS PRINCIPAIS AVANÇOS REGISTADOS NA LUNDA-SUL DURANTE O SEU MANDATO


    O Governador cessante da Lunda-Sul, Daniel Neto, destacou esta terça-feira que deixa a província com progressos expressivos, sobretudo no sector da Educação. Entre os avanços, ressaltou a construção de 849 novas salas de aula, a continuação de obras em mais 385 e a admissão, por concurso público, de 1.035 novos professores, medidas que, segundo afirmou, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino e para a expansão da rede escolar.
    Daniel Neto, que falava na cerimônia de apresentação do novo governador provincial da Lunda-Sul, Gildo Matias José, sublinhou que estes resultados refletem o empenho do Governo Provincial em ampliar o acesso dos alunos às instituições de ensino, reduzir a superlotação das turmas e reforçar a capacidade técnica do sector
    A garantia de orçamento para a conclusão de obras de construção de uma biblioteca provincial, e a entrada em funcionamento da primeira fase do polo universitário com uma oferta de 57 salas de aula, oito laboratórios, entre outros serviços, expressam os avanços na dignificação do ensino superior.
    No domínio da Saúde, ressaltou as valências trazidas pela construção de um hospital geral e maternidade província, com uma capacidade de 150 camas, cada, dezenas de unidades sanitárias de escalões inferiores, todas orçamentadas, onde funcionam 782 técnicos, entre médicos, técnicos de diagnóstico, terapêutica e enfermeiros.
    A saúde conta com duas fábricas de oxigênio. Regista obras avançadas para no próximo ano potenciar a província com um hospital pediátrico, projectado para 100 camas.
    Daniel Neto, inscreveu no balanço apresentado, três sistemas de abastecimento de água concluídos, de quatro previstos, para resolver o déficit crônico na procura de água pelas populações nos municípios de Cacolo, Dala e Muconda.
    Na sua intervenção que decorreu no salão nobre da sede do governo, o também Ministro da Administração do Território, referiu que os investimentos aplicados para aumentar a oferta em energia, através de centrais térmicas e turbinas e uma central fotovoltaica, cobre a demanda de 47 clientes, contra 11 mil no passado.
    Deixa a província com 14 municípios, contra quatro que existiam antes da nova divisão política administrativa, com sistemas fotovoltaicos de iluminação pública funcionais, implantados. Cada município conta pelo menos com um novo grupo gerador, enquanto aguardam pela construção de oito parques fotovoltaicos para suprir as necessidades no interior.
    Ressaltou facilidades no trânsito criadas pela reabilitação efectiva da via Saurimo/ Malanje, e da primeira via circular à cidade de Saurimo. Os ganhos em infraestruturas abarcam 212 apartamentos concluídos na primeira fase da construção da centralidade general Txizaínga, com obras em curso para construir 1400 outros fogos habitacionais.
    A província vai pulsar com um rede de estradas para interligar municípios e comunas, depois de investir na requalificação dos bairros Luavur, Candembe, Verde, Santo António, Acampamento entre outros.
    O processo de requalificação culminou com a asfaltagem de ruas, pavimentação de, passeios, edificação de valas de drenagem e outras acções. Daniel Neto considerou o novo governador como "um jogador para fortalecer uma equipa que conhece as regras e joga numa quadra familiar.

    LUNDA-SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE

    GCS/AR