• CONSELHO PROVINCIAL DA FAMÍLIA APELA MAIOR COMPROMETIMENTO DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. -


    Encerrou nesta quinta-feira, [08.05], na cidade de Saurimo o 26º Conselho Provincial da Família, realizado no auditório do Clube 17 de Setembro, sob o lema: "Investir na Família para Garantir uma Sociedade Harmoniosa". O evento foi presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, Mendes Lourenço Gaspar, em representação do Governador Provincial, Daniel Félix Neto.
    Na abertura, o Administrador Municipal de Saurimo, Kelson de Azevedo Malomalo, deu as boas-vindas, destacando a importância da família como célula base da sociedade e motor da transformação social. Por sua vez a Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Maria Luísa Martins, apresentou os objetivos do certame, centrados na promoção dos valores morais, cívicos e na valorização da família para garantir a estabilidade social.
    No discurso de abertura, o vice-governador, Mendes Lourenço Gaspar, sublinhou o papel da família na formação emocional e social do indivíduo e ressaltou o investimento do Estado nas políticas que promovem o desenvolvimento económico familiar, como a agricultura e a Pecuária, entre outros apoios no ramo do comércio.
    O evento contou com dois painéis e varios temas fundamentais sobre a situação da família:
    ●O Impacto da Globalização e das Redes Sociais na Estrutura e Valores das Famílias Angolanas.
    ●Famílias Monoparentais em Angola, Desigualdade Estruturais, Estigmas Sociais o desafio da Proteção Integral e o Impacto do Incesto nas relações familiares;
    ●Trabalho e Renda em Angola, Transformando Famílias Através de Iniciativas Locais;
    ●Segurança Alimentar em Angola, Caminhos para uma resposta Integrada e Sustentável as Necessidades das Famílias.
    O 26º Conselho Provincial da Família destacou como principais conclusões e recomendações a urgência de preservar os valores morais, éticos, cívicos, culturais e patrióticos através do diálogo familiar, o combate à desestruturação familiar com foco na fuga à paternidade, a necessidade de políticas públicas que garantam a segurança alimentar, o uso consciente das redes sociais, o reforço do papel dos pais na educação dos filhos, o incentivo ao diálogo na família monoparentais e o reconhecimento da família como a instituição mais sensível e fundamental da sociedade.
    O evento culminou com a eleição do delegado Catomba Muiamba que representará a Província da Lunda-Sul no Conselho Nacional da Família, a realizar-se no próximo dia 15 de maio do ano em curso, no Soyo, Província do Zaire.
    Participaram do certame, Membros do Governo, Magistrados do Ministério Público, Membros das Administrações Municipais, Órgãos de Defesa e Segurança, Membros da Sociedade Civil, Autoridades Religiosas e Tradicionais e Membros do Conselho.

    ANGOLA - 50 ANOS VALORIZAR AS CONQUISTAS ALCANÇADAS, CONSTRUINDO UM FUTURO MELHOR
    LUNDA-SUL: INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE.

    GCS/NP