A cidade de Saurimo está privada do fornecimento de água, passam alguns dias, por conta de um derrame de combustível, do tipo gasóleo, que contaminou parte da área onde está instalada a captação sobre o rio Chicapa.
O derrame é resultante do acidente que envolveu, nas imediações, um camião-cisterna de 35 mil litros, já removido. Para corrigir a situação que está a causar enormes embaraços, no que tange ao fornecimento do precioso líquido ás famílias, estão no local homens e máquinas perfazendo uma equipa multissetorial constituída pelos serviços de protecção civil e bombeiros, técnicos da empresa provincial de águas, Gabinete do ambiente e outros intervenientes.
Preocupado com o quadro, o Governador da Lunda Sul, Daniel Félix Neto foi observar de perto o desenrolar dos trabalhos e incentivar a dinâmica operacional.
De acordo com o PCA da Empresa de Águas, Agostinho Piedade, "em curto espaço de tempo vai ser equacionada a quedtão" e como "há males que vêm por bem", diz o velho adágio, em consequência do ocorrido, o governo da província vai reforçar diligências junto das instâncias competentes do executivo central, para a retomada célere das obras de construção do Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água sobre o rio Luachimo, estagnadas por questões de natureza financeira, conforme assegurou, na ocasião, o Vice-Governador Esmeraldino Cláudio Pemessa, em declarações à imprensa.
GCS/DM & NP
LUNDA SUL: INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE