• ANGOLA 50 ANOS || Lunda-Sul Regista Avanços Significativos nos Sectores da Educação e Saúde


    O Governo Provincial da Lunda-Sul construiu, nos últimos anos, um total de 206 novas escolas, que correspondem a 2.006 salas de aula, contribuindo significativamente para o aumento da capacidade de absorção do sistema de ensino e melhoria das condições de aprendizagem.
    Entre as novas infraestruturas erguidas, destacam-se 140 escolas do Ensino Primário, 37 complexos escolares, 14 colégios, 2 liceus, 4 institutos técnicos, 4 institutos politécnicos e 5 magistérios.
    Durante o acto antecipado das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, o Governador Daniel Neto, destacou que a expansão da rede escolar permitiu melhorar a qualidade do ensino e as condições de trabalho dos docentes, bem como reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino.
    Ainda no domínio da Educação, a província registou progressos notáveis na alfabetização, tendo sido 462.668 adultos e jovens alfabetizados, dos quais 249.581 são mulheres. Este resultado contou com o empenho de 4.767 alfabetizadores, segundo dados avançados pelo governador.
    No sector da Saúde, a Lunda-Sul também conheceu avanços expressivos, com a construção de 117 unidades sanitárias ao longo dos últimos anos. Deste total, constam 4 hospitais de nível provincial, 6 hospitais municipais, 16 centros médicos, 2 centros materno-infantis e 89 postos de saúde, totalizando 641 camas hospitalares.
    “O número deverá crescer com a conclusão das obras do Hospital Pediátrico Provincial e do Centro de Hemodiálise, atualmente em execução”.
    De acordo com o Governador Daniel Neto, o governo da Lunda-Sul tem igualmente apostado no reforço do quadro de profissionais de saúde, contando atualmente com 150 médicos, 1.443 enfermeiros, 248 técnicos de diagnóstico e terapêutica, 351 técnicos de apoio hospitalar e 248 funcionários do regime geral. Destes, 782 foram admitidos nos últimos cinco anos, reforçando o atendimento nas unidades sanitárias da província.
    Daniel Neto, sublinhou ainda que a construção do Hospital Geral da Lunda-Sul e da Maternidade Provincial contribuiu para a melhoria dos serviços de saúde, a introdução de novas especialidades médicas e a redução da taxa de mortalidade infantil, evitando o envio de pacientes para outras províncias em busca de cuidados médicos especializados.
    “Os ganhos alcançados na educação e na saúde refletem o compromisso do Governo Provincial em melhorar a qualidade de vida das populações, fruto da paz e da independência nacional”, concluiu Daniel Neto.
    Durante o acto foram apresentadas mensagens das Forças armadas angolanas, assim como Antigos combatentes e veteranos da pátria.

    LUNDA - SUL - INCLUSÃO, TRABALHO E PROSPERIDADE