• 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL


    Cerca de 30 delegações estrangeiras confirmam presença no acto central
    Cerca de 30 delegações estrangeiras confirmaram a presença no acto central das celebrações dos 50 anos da independência nacional, na Praça da República, em Luanda, que contará com mais de oito mil participantes provenientes de todo o país e do estrangeiro.
    A informação foi avançada esta terça-feira, 4 de Novembro, pela secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele, após a 15ª Reunião da Comissão Interministerial para a Organização das Acções Comemorativas Alusivas ao 50.º Aniversário da Independência Nacional.
    Teresa Quivienguele disse que o processo de confirmação dos convidados continua e que ao longo da semana serão prestadas mais informações sobre o assunto.
    Segundo a secretária de Estado, também coordenadora do Grupo Técnico, garantiu estar tudo preparado para o acto central, marcado para às 8h00 do dia 11, com vários momentos, com destaque para o discurso do Presidente João Lourenço, e a realização de um desfile cívico com mais de seis mil participantes, apresentando a diversidade cultural, gastronómica e económica do país.
    A programação inclui um desfile militar com cerca de quatro mil efectivos para apresentação de armamento e técnica militar, além de manifestações culturais.
    Teresa Quivienguele esclareceu que o acto central vai ser antecedido por um conjunto de momentos e actividades, com realce para a realização, no dia 8 de Novembro, no Estádio 11 de Novembro, de um culto ecuménico de acção de graças com a participação prevista de 50 mil fiéis de diferentes igrejas do país.
    Para o dia 10, a Baía de Luanda será palco de um espectáculo músico-cultural com mais de 33 artistas angolanos e um grupo de Moçambique, esperando-se cerca de 70 mil participantes.
    À meia-noite do dia 11, um espectáculo piromusical vai marcar a entrada no dia da independência, também na Baía de Luanda, em simultâneo com o festival “Angola 50 Anos”, de acordo com a coordenadora do Grupo Técnico.
    No dia 11 de Novembro, às 7h00, vai ter lugar a cerimónia do hastear da bandeira-monumento, com cerca de 100 convidados, seguida da deposição de coroa de flores no sarcófago do Presidente António Agostinho Neto, antes do acto central.
    Teresa Quivienguele informou ainda que os grupos envolvidos ensaiam há vários meses, estando previstos ensaios gerais finais para os dias 7 e 9 de Novembro na Praça da República.